• felipe gomes

SEO , como o Google encontra seu site ?


SEO é o termo utilizado para estratégias que melhoram o posicionamento do seu site em buscas na internet por meio de seu código fonte. Os motores de busca como Google , Bing e Yahoo varrem a internet em busca do que chamamos de meta tags ou outras tags especificas para elementos de descrevem o conteúdo da sua página.


Estas ferramentas de buscas sempre irão priorizar o resultado mais fácil de se encontrar e com clareza na apresentação do conteúdo. Resumindo , ganha a página que facilita o trabalho da busca.


Então é só eu colocar ali algumas tags que o Google reconhece melhor e já vou estar no topo da busca , certo ? Claro que não.


Uma busca na internet envolve 3 elementos :

  • Você , que configurou corretamente sua página para ser encontrada em uma busca.

  • A ferramenta de busca (quase sempre o Google), que vai atrás das informações da sua página.

  • O usuário que está pesquisando algo.

De nada adianta visar o Google nas meta tags se você não entender oque é que o usuário (que você quer que seja seu público em potencial) está procurando !


Isso porque o Google sempre vai preferir os resultados que batem exatamente com aquilo que o usuário está pesquisando. Um exemplo bem simples seria o de uma pizzaria , que enche as tags com indicações a comidas em geral mas esquece de especificar a pizza.



Mas afinal , o que são essas meta tags ? Uma tag "comum" é uma divisão de conteúdo utilizada no HTML para organizar nossa página , uma meta tag é uma tag que carrega informações sobre que tipo de conteúdo é encontrado dentro daquela página específica , como título , autor , resumo , descrição , data de criação , palavras chave , links relacionados , linguagem , etc.


Além disso , outras tags "comuns" podem ser utilizadas pelos motores de busca , como as tags de título (h1, h2, etc...). Isso nos leva a conclusão de que a divisão correta do conteúdo da página é mais importante do que simplesmente o visual, pois vai afetar diretamente nos resultados de qualquer campanha de marketing.


O exemplo acima é o mais básico possível do SEO , se você for dar uma busca por páginas quase abandonadas nos mecanismos de busca (aquelas lá que estão bem longe da primeira aba de resultados da busca ) , vai ver que muitos não preenchem nem as informações básicas de sua página , portanto tome cuidado quando for contratar um web designer para a sua empresa , pois é ele quem irá inserir estes códigos.


A maneira como é feita a indexação desse conteúdo no código pode variar de acordo com a plataforma que você está usando , se você está programando o site no próprio código é só digitar , mas em sistemas como WordPress , Wix , Duda ou outros gerenciadores de conteúdo possuem um sistema próprio de SEO que deve ser estudado.


O Youtube também é um buscador , só que de vídeos , tem CEO pra ele ? SIM!


Inclusive é o mesmo que trás os resultados da busca na aba "vídeos". Quando você posta um vídeo em seu canal existe uma série de tags que você pode inserir relacionadas ao conteúdo do seu vídeo, talvez essa seja a grande diferença entre vídeos de 100 mil visualizações e os de 20.




Conclusão


Entendemos que o SEO é algo que , se não for bem pensado junto a estratégia de marketing da sua empresa , pode arruinar sua presença online , afinal ninguém quer estar na segunda aba de resultados da busca (e olha que tem umas mil...).





Obviamente a Lado de Fora garanta uma correta indexação da sua página em relação aos motores de busca , garantindo os melhores resultados para nossos clientes.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

©2020 por Lado de Fora. Todos os direitos reservados.

  • Instagram
1485482199-linkedin_78667.png